Experiências sensoriais na gastronomia

Há algum tempo a gastronomia vem ganhando um papel cada vez mais presente no nosso dia-a-dia: primeiro com a profusão de chefs (pensem em quantos restaurantes tinham chefs conhecidos há uns 10 anos atrás), depois com o boom de programas culinários (Jamie Oliver, Nigella, Gordon Ramsay, o reality  Top Chef, etc), e também pelo lado comportamental das pessoas estaram se voltando para práticas antigas (qual vovó não cozinhava??), ao “faça você mesmo”, aliado a uma maior preocupação com a saúde e ingredientes. Tudo isso percorre a idéia clássica de produzir pratos lindos e igualmente deliciosos. Então agora vou jogar na panela novas perspectivas à essa idéia clássica do uso dos alimentos:

O restaurante é o Fat Duck tem 3 estrelas Michelin e foi votado como o melhor restaurante da Inglaterra em 2008 e 2009. O chef Heston Blumenthal é autodidata e foi descrito com um “alquimista culinário” pelo seu estudo molecular dos alimentos buscando uma maior satisfação do paladar, criando fórmulas que combinem sabor, textura e aroma e transformando a refeição numa experiência multi-sensorial. O restaurante é conhecido pela mistura inusitada de elementos – como vocês podem ver abaixo. Apetitoso??

Gelatina de ostra e maracujá, servida na concha da ostra

Sorvete de nitrogênio de ovos mexidos com bacon

‘Mingau de Caracol’: erva-doce, caracol moído com presunto e servido em cereal cozido com caldo de caracol, alho e salsinha

Já o livro “Matter of Taste” do fotógrafo Fulvio Bonavia, explora a qualidade estética – e fashion – dos alimentos, transformando-os em acessórios não comestíveis, objetos formados por enorme criatividade (de repente vocês já viram isso na net, mas vale a pena repetir).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s