O Punk está de luto

Morreu ontem Malcolm McLaren, ex de Vivianne Westwood e antigo empresário e criador da banda Sex Pistols.

Londres, 1971: Vivianne Westwood já tinha deixado seu lado rebelde falar mais alto e desistido de ser professorinha de colegial. Em 1965 ela havia conhecido Malcolm McLaren, pai de seu segundo filho, que lhe abriu os olhos em diversos aspectos, inclusive para questões políticas. Em 1971 eles abriram a loja ‘Let it Rock’ em King’s Road. Lá vendiam criações de Vivienne que eram pautadas no rock n’ roll e no espírito rebelde.  King’s Road não era a rua chique que é hoje. Ela tinha começado a se destacar nos anos 60 do Swinging London como o local da juventude, onde Mary Quant tinha começado a vender as mini saias e Ossie Clark abalava com suas criações para o jet set londrino. No meio dessa efervescência, a Let it Rock entrou com um tom mais ‘bad boy’, com muito preto e camisetas decoradas com ossos de galinha (em 75 mudou de nome para ‘Sex’ – as vendedoras andavam semi-nuas ou com roupas de latex. LOUCURA…)

A loja agregava todos que não se enquadravam nos padrões sociais e políticos pré-estabelecidos pela Inglaterra reprimida. E foi lá que um desses rebeldes, John Lydon, conheceu a dupla Westwood-McLaren. Malcolm transformou Lydon em Johnny Rotten e formou os Sex Pistols. Assim surgia o Punk Britânico, movimento embalado pela banda da qual Malcolm era empresário, e que vestia as roupas criadas por ele e Vivienne.

McLaren foi empresário de diversas outras bandas e ele mesmo emplacou alguns sucessos. A parceria com Vivienne Westwood acabou em 1983 – os Sex Pistols duraram bem menos do que isso, mas eles e Malcolm marcaram a história da música e da atitude na moda para sempre. Ele morreu de câncer, ontem em NY, aos 64 anos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s